Arquivo mensais:dezembro 2013

Células-tronco nos dentes de leite podem curar futuras doenças

Google BookmarksEmailCompartilhar/Favoritos

Guarde os dentes de leite: eles podem salvar vidas. A novidade é o uso de células-tronco dos dentinhos – em benefício próprio ou de familiares próximos – no futuro, segundo o pediatra Alexandre Ayoub, fundador do Centro de Criogenia Brasil, em anúncio feito durante o último Congresso Brasileiro de Odontopediatria. “As células-tronco da polpa do dentinho de leite são jovens e de excelente qualidade e quantidade, portanto, são ideais para um futuro tratamento de doenças degenerativas”, disse.

Em fase de pesquisas, as células-tronco por enquanto só estão sendo guardadas por este laboratório especializado, em São Paulo. Não deixa de ser uma grande notícia saber que aqueles pequenos dentinhos que iam parar sobre o telhado, ou enterrados no fundo do quintal, por conta de simpatias, já podem ter um melhor destino. O Instituto Butantan, também na capital, inclusive usa células desses dentes para implantes dentários e reparação do tecido ósseo.
De acordo com Ayoub, as células são especiais porque a polpa do dente é uma pequena massa de tecido vivo, composta de vasos sanguíneos, nervos e células-tronco – as mesenquimais multipotentes -, o que significa que elas têm a capacidade de se transformar em vários tipos de células.

A confirmação disso também veio pelo trabalho publicado por Cássia Lasakosvitsch Kolya e Fernanda Lasakosvitsch, cirurgiãs dentistas: as células mesequimais e a polpa dental são fontes de células-tronco, que podem se diferenciar em fibroblastos, cementoblastos, osteoblastos e outros tecidos, permitindo desta forma a bioengenharia tecidual – o desenvolvimento de novas terapias com o uso destas células.

As pesquisadoras identificaram que as células-tronco podem reparar tecido muscular; tecido cardíaco; neurônios e células da glia: tecido nervoso; ossos; cartilagem, pele e superfície ocular.

Rubens Cardia/Arquivo
Cirurgiã-dentista e mãe, Ana Rosa Albieri já tratou de reservar células-tronco de seu filho: “Pode ser importante para futuros tratamentos”

Interesse duplo

Quem já tratou de reservar células-tronco dos dentinhos de seu filho foi a cirurgiã dentista Ana Rosa Kuyumjian Albieri, de Rio Preto, que tem acompanhado de perto a evolução deste processo não apenas como profissional, mas também como mãe. Ela conta que a retirada das células-tronco da polpa do dentinho de leite tem de ser feita por um profissional habilitado.

“O laboratório em São Paulo envia o kit para conservação do dentinho. Existe uma logística que faz com que esse dentinho chegue em condições para retirada da polpa do dentinho e preservação da células-tronco. O dentinho tem de chegar no laboratório até 72 horas depois da extração e desde que esteja na solução enviada pelo laboratório”, explica.

Ana recomenda que se por acaso não der tempo de programar a coleta, que se coloque o mesmo no soro fisiológico. “Para garantir a qualidade do tecido e das células que serão extraídas, o dentinho pode ficar no soro até 24 horas.” Ela vê nisto uma grande vantagem, uma vez que o dente de leite é temporário. “A polpa seria descartada e agora sabemos que ela pode ser muito importante para futuros tratamentos”, diz.

Mais ágeis

A dentista observa ainda que, embora os dentes permanentes também possuam células-tronco, o dente de leite, por ser mais jovem, multiplica-se com mais velocidade. Isso ocorre, segundo Irina Kerk, diretora do Laboratório de Genética do Instituto Butantan, porque o número de células-tronco vai progressivamente sendo reduzido com o passar dos anos. Contudo, vale lembrar que células-tronco também são encontradas nos dentes do siso.

A cirurgiã-dentista Camila Fávero de Oliveira, pesquisadora do Butantan, afirmou durante o congresso que as vantagens do uso das células-tronco é a maior rapidez para colocar o implante e o tempo menor de recuperação em relação ao procedimento com enxerto, além do osso formado ser de maior qualidade, mais vascularizado e com quantidades maiores de minerais.

Extração desnecessária

Há quem não tenha a menor necessidade de extrair os dentes e mesmo assim o faz. Em geral, esta é uma modalidade adotada por quem está em uso de aparelhos ortodônticos, ou no caso dos sisos. E esta atitude tem sido condenada por alguns profissionais da área.

“Cerca de 20% dos pacientes que chegam à clinica com distúrbios de ronco e apneia tem como causa principal a extração de oito dentes no tratamento ortodôntico ocorrido na infância”, explica o dentista Rogério Pavan, de São Paulo, que lembra ainda que os dentes não servem exclusivamente para amastigação, fala ou estética.

“Cada dente representa muito mais do que isso.” Idealizador da biorreprogramação bucal, reprogramação da vida por meio da boca, o dentista observa que para cada quatro dentes há um sistema biológico (respiratório, bioquímico, esquelético e postural).

“Para nós, os dentes são como brilhantes, pois é imprescindível o cuidado com eles. E é um erro extraí-los sem que realmente exista a necessidade, pois isso pode trazer sérias consequências para a saúde”, alerta.

Outras funções 

O dentista observa ainda que a principal função dos dentes é manter um padrão respiratório ideal, pois eles trabalham como colunas que sustentam o espaço da língua e permitem uma respiração saudável. Por isso, a extração pode ocasionar dores de cabeça, problemas respiratórios, entre outros, explica Pavan.

Com as extrações, os espaços internos da boca vão diminuir, causando distúrbios respiratórios, digestivos e, muitas vezes, até estruturais. “Quando se movimenta demasiadamente os dentes, podem surgir desde problemas de coluna e postura até visuais, como a miopia”, afirma o dentista.

Fonte: http://www.diarioweb.com.br

Concurso público para aumentar o número de dentistas em São Paulo

Concurso público pode ajudar déficit de CDs em São Paulo
A Prefeitura lançará ainda este ano edital para suprir a falta de profissionais na rede pública municipal. Faltam 520 profissionais e 70% dos 1.053 CDs só trabalham meio período

A cidade de São Paulo tem um déficit de 33% de cirurgiões-dentistas na rede pública municipal. Faltam 520 profissionais e, dos 1.074 que atuam na rede, 70% só trabalham meio período – há unidades onde apenas quatro emergências são atendidas por dia. Além disso, 30% das cadeiras odontológicas precisam ser trocadas. Para solucionar o problema, a Prefeitura prepara um edital de contratação de profissionais de saúde para este ano, sem precisar quantos cirurgiões-dentistas serão contratados.
As informações constam no diagnóstico que a nova gestão fez da área para planejar as ações dos próximos anos. Segundo a Secretaria de Saúde, a gestão Fernando Haddad (PT) herdou uma situação “preocupante” nessa área, resultado de falta de investimentos e também de um volume muito pequeno de parcerias federais. Segundo o coordenador de Saúde Bucal da secretaria, Douglas Schneider, houve um déficit acumulado de investimentos na área de recursos humanos.
A falta de profissionais também atinge as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). São Paulo tem 1,2 mil equipes, que deveriam contar com, no mínimo, um grupo odontológico para cada duas delas. Mas há somente 239 dentistas para os 1,2 mil grupos. A atual gestão avalia que só vai conseguir adequar o número de CDs ao longo dos próximos quatro anos.

UBSs sem estrutura
Das 443 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 370 têm atendimento de saúde bucal. Na maioria delas, os atendimentos emergenciais são limitados a quatro e concentrados no período da manhã. Além das UBS, a cidade conta com 28 centros de especialidade odontológica (CEOs). Neles, também há um déficit de profissionais – enquanto trabalham 128 dentistas, há 60 cargos vagos (31%).
Das 130 cadeiras odontológicas desses centros, 40 precisam ser trocadas. “A Prefeitura não tem contrato de manutenção”, diz o coordenador. O município solicitou ao Ministério da Saúde 110 cadeiras. Também espera a reforma de 130 UBSs. Por enquanto, não há planos de expansão da rede, mas de melhoria da atual. A aposta da atual gestão está em buscar verbas em Brasília e no concurso público.

Fonte: Abo

32o CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo

32º CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo vai reunir de 30 de janeiro a 02 de fevereiro de 2014 milhares de cirurgiões-dentistas no Centro de Exposições e Convenções – Expo Center Norte, em São Paulo. Todos unidos pelo sucesso da Odontologia!

ciosp

Detalhes:

- Ao lado da estação Tietê do metrô.
- Ao lado do Terminal Rodoviário do Tietê.
- Acesso direto às principais estradas estaduais e interestaduais pela via expressa da Marginal do Tietê.
- 20 km do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
- 16 km do Aeroporto de Congonhas.
- Vizinho ao Campo de Marte, usado para aviões particulares e táxis aéreos.

Localização: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme
CEP: 02055-000 São Paulo – SP

Secretaria do Evento

Horário de funcionamento:
Dia 28/01, das 12h às 18h
Dia 39/01, das 09h às 18h
De 30/01 a 02/02, das 8h às 20h

Feira Comercial

Horário:
Das 10h às 20h

 

ORGANIZAÇÃO: APCD, E ABO

Cursos de Especialização em Implantodontia

Cursos de Especialização em Implantodontia reconhecidos pelo CFO

 

Entidade: ACADEMIA CEARENSE DE ODONTOLOGIA

Coordenador: FRANCISCO WAGNER VASCONCELOS FREIRE FILH- Portaria: 394/2011 – Decisão:
Início: 20/08/2011 Final: 21/01/2014
Endereço: AV ALMIRANTE BARROSO, 970
- S. J. TAUAPE
CEP: 60060-440 – FORTALEZA – CE
Tel: (85) 3219-3374 / (85) 3272-7776 Fax: CE
E-mailaco@fortalnet.com.br
TopoEspecialidades: Implantodontia

Implantodontia

Entidade: SINDICATO DOS CIRURGIOES DENTISTAS DO MARANHAO
Coordenador: JULIO PEREIRA FILHO- Portaria: 202/2013 – Decisão:
Início: 10/04/2013 Final: 12/09/2015
Endereço: R SOTERO DOS REIS, 111
-
CEP: 65015-480 – SAO LUIS – MA
Tel: (98) 3231-4285 / (98) 3222-9492 Fax: MA
E-mail:
TopoEspecialidades: Implantodontia

Implantodontia

Entidade: CENTRO DE ESTUDOS ODONTOLOGICOS DO IPSEMG
Coordenador: RONALDO RETTORE JUNIOR- Portaria: 418/2013 – Decisão:
Início: 07/02/2013 Final: 23/01/2015
Endereço: AV DOS ANDRADAS, 367
BLOCO C – 2 ANDAR – CENTRO
CEP: 30120-010 – BELO HORIZONTE – MG
Tel: (31) 3272-2240 / (31) 3272-2382 Fax: MG
E-mail:
TopoEspecialidades: Implantodontia

Implantodontia

Entidade: ABO-REGIONAL DIVINOPOLIS
Coordenador: CARLOS ALBERTO LACERDA CARNEIRO- Portaria: 594/2013 – Decisão:
Início: 12/03/2012 Final: 21/03/2014
Endereço: R JK, 1975
- BOM PASTOR
CEP: 35500-155 – DIVINOPOLIS – MG
Tel: (37) 3222-0811 / Fax: MG
E-mail:
TopoEspecialidades: Implantodontia

Implantodontia

Entidade: ABO-REGIONAL DE IPATINGA
Coordenador: MAURICIO GRECO COSSO- Portaria: 987/2012 – Decisão:
Início: 03/11/2011 Final: 10/02/2014
Endereço: R BARBARA HELIODORA, 725
- BOM RETIRO
CEP: 35160-215 – IPATINGA – MG
Tel: (31) / Fax: MG
E-mailaboipatinga@ig.com.br
TopoEspecialidades: Implantodontia

Implantodontia

Entidade: ABO-SECAO DO PARA
Coordenador: MAX PINTO DA COSTA DA ROCHA- Portaria: 124/2013 – Decisão:
Início: 07/05/2012 Final: 12/04/2014
Endereço: AL MARQUES DE HERVAL, 2298
- PEDREIRA
CEP: 66085-300 – BELEM – PA
Tel: (91) 3277-3212 / Fax: PA
E-mailabo@abopa.org.br
TopoEspecialidades: Implantodontia

Implantodontia

Entidade: SOCIEDADE DOS CIRURGIOES-DENTISTAS DE PERNAMBUCO
Coordenador: DAVID MORAES DE OLIVEIRA- Portaria: 591/2013 – Decisão:
Início: 27/04/2013 Final: 24/11/2015
Endereço: RUA DOIS IRMAOS, 165
- APIPUCOS
CEP: 52071-440 – RECIFE – PE
Tel: (81) 3441-0678 / Fax: PE
E-maileapscd@abo-pe.org
TopoEspecialidades: Implantodontia

Implantodontia

Entidade: ABO-SECAO DO PARANA
Coordenador: JOSE RENATO DE SOUZA- Portaria: 919/2012 – Decisão:
Início: 28/07/2011 Final: 22/02/2014
Endereço: R DIAS DA ROCHA FILHO, 625
- ALTO DA XV
CEP: 80040-050 – CURITIBA – PR
Tel: (41) 3028-5800 / Fax: PR
E-maileap@abopr.com.br
TopoEspecialidades: Implantodontia

Implantodontia

Entidade: SINDICATO DOS ODONTOLOGISTAS NO ESTADO DO PARANA
Coordenador: ANDRE LUIZ ZETOLA- Portaria: 1004/2012 – Decisão:
Início: 08/05/2012 Final: 13/04/2014
Endereço: AV REPUBLICA ARGENTINA, 193
- AGUA VERDE
CEP: 80240-210 – CURITIBA – PR
Tel: (41) 3343-9452 / Fax: PR
E-mailcontato@soepar.com.br 
TopoEspecialidades: Implantodontia

Implantodontia

Entidade: ODONTOCLINICA CENTRAL DO EXERCITO
Coordenador: ALEXANDRE BARBOZA DE LEMOS- Portaria: 988/2012 – Decisão:
Início: 03/05/2012 Final: 20/03/2014
Endereço: R MONCORVO FILHO, 05
-
CEP: 20211-340 – RIO DE JANEIRO – RJ
Tel: (21) 2505-4873 / Fax: RJ
E-mail:
TopoEspecialidades: Implantodontia

Implantodontia

Entidade: ABO-SUBSECAO DE VOLTA REDONDA
Coordenador: WALDIR BENINCASA DE CASTRO LIMA- Portaria: 487/2013 – Decisão:
Início: 20/03/2013 Final: 29/04/2015
Endereço: R VINTE E QUATRO, 279
- TANGERINAL
CEP: 27264-340 – VOLTA REDONDA – RJ
Tel: (24) 3348-1644 / Fax: RJ
E-mailsecretaria@abovr.com.br
TopoEspecialidades: Implantodontia

Implantodontia

Entidade: PROFIS-SOCIEDADE DE PROMOCAO SOCIAL DO FISSURADO LABIO-PALATAL
Coordenador: ROBERTA PIRES DIAS- Portaria: 410/2013 – Decisão:
Início: 10/09/2012 Final: 16/08/2014
Endereço: R MANOEL PEREIRA ROLLA, 5-82
-
CEP: 17043-190 – BAURU – SP
Tel: (14) 3227-1217 / (14) 3235-8427 Fax: SP
E-mail:
TopoEspecialidades: Implantodontia

Implantodontia

Entidade: APCD-REGIONAL DE ARACATUBA
Coordenador: PAULO SERGIO PERRI DE CARVALHO- Portaria: 1074/2012 – Decisão:
Início: 09/07/2012 Final: 09/06/2014
Endereço: R ALTINO ARANTES, 49
- JD. DONA AMELIA
CEP: 16050-640 – ARACATUBA – SP
Tel: (18) 3623-5364 / Fax: SP
E-mailapacd@apcdaracatuba.com.br
TopoEspecialidades: Implantodontia

Implantodontia

Entidade: APCD-ASSOCIACAO PAULISTA DE CIRURGIOES-DENTISTAS – REGIONAL DE ARARAQUARA
Coordenador: ELCIO MARCANTONIO- Portaria: 1072/2012 – Decisão:
Início: 17/09/2012 Final: 29/08/2014
Endereço: R NOVE DE JULHO, 2340
CAIXA POSTAL 449 – JD. PRIMAVERA
CEP: 14802-300 – ARARAQUARA – SP
Tel: (16) 3303-8303 / (16) 3303-8300 Fax: SP
E-mailapcd@apcdararaquara.com.br
TopoEspecialidades: Implantodontia

Implantodontia

Entidade: ASSOCIACAO DOS CIRURGIOES-DENTISTAS DE CAMPINAS-ACDC
Coordenador: JOSE FLAVIO RIBEIRO TOREZAN- Portaria: 09/2012 – Decisão:
Início: 15/08/2011 Final: 09/12/2013
Endereço: R FRANCISCO BUENO LACERDA, 300
-
CEP: 13030-210 – CAMPINAS – SP
Tel: (19) 3773-8080 / Fax: SP
E-mail:
TopoEspecialidades: Implantodontia

Implantodontia

Entidade: APCD-REGIONAL DE SAO CAETANO DO SUL
Coordenador: CRISTIANO SCHROEDER DOS SANTOS- Portaria: 564/2012 – Decisão:
Início: 30/08/2011 Final: 10/12/2013
Endereço: AV TIETE, 281
- NOVA GERTY
CEP: 09572-400 – SAO CAETANO DO SUL – SP
Tel: (11) 4232-8333 / (11) 4238-6761 Fax: SP
E-mailapcdscs@terra.com.br
TopoEspecialidades: Implantodontia

Implantodontia

Entidade: APCD-JUNDIAI
Coordenador: MARCOLINO ANTONIO PELLICANO- Portaria: 316/2013 – Decisão:
Início: 01/10/2012 Final: 07/01/2015
Endereço: AVENIDA CESAR PUGLIA, 532
-
CEP: 13211-693 – JUNDIAI – SP
Tel: (11) 4582-6316 / Fax: SP
E-mailapcdjundiai@terra.com.br
TopoEspecialidades: Implantodontia

Implantodontia

Entidade: APCD-REGIONAL DE SAO JOSE DOS CAMPOS
Coordenador: ELAINE DUARTE ARTUSO DE MELLO- Portaria: 343/2012 – Decisão:
Início: 23/01/2012 Final: 14/12/2013
Endereço: R EGLE CARNEVALI, 26
- JARDIM INDUSTRIAS
CEP: 12240-490 – SAO JOSE DOS CAMPOS – SP
Tel: (12) 3938-9900 / (12) 3938-9903 Fax: SP
E-mailapcd@apacd.com.br
TopoEspecialidades: Implantodontia

Implantodontia

Entidade: APCD-REGIONAL DE PRESIDENTE PRUDENTE
Coordenador: FRANCISCO ROBERTO COSENZA- Portaria: 565/2012 – Decisão:
Início: 17/06/2013 Final: 18/06/2015
Endereço: R ANNA GERBASI, 230
-
CEP: 19061-080 – PRESIDENTE PRUDENTE – SP
Tel: (18) 3908-1315 / (18) 3908-4881 Fax: SP
E-mailapcd@apcdprudente.com.br
TopoEspecialidades: Implantodontia

Implantodontia

Entidade: APCD-REGIONAL DE SAO CARLOS
Coordenador: RAFAEL SILVEIRA FAEDA- Portaria: 566/2012 – Decisão:
Início: 12/03/2012 Final: 14/02/2014
Endereço: R TREZE DE MAIO, 2226
- CENTRO
CEP: 13560-130 – SAO CARLOS – SP
Tel: (16) 3307-1814 / Fax: SP
E-mailapcd.sc@terra.com.br
TopoEspecialidades: Implantodontia

Implantodontia

Entidade: ASSOCIACAO DOS CIRURGIOES DENTISTAS DA BAIXADA SANTISTA
Coordenador: ORLANDO VISCARDI JUNIOR- Portaria: 409/2013 – Decisão:
Início: 23/08/2012 Final: 05/07/2014
Endereço: AV MARECHAL DEODORO, 71
-
CEP: 11060-401 – SANTOS – SP
Tel: (13) 3285-2440 / (13) 3285-2442 Fax: SP
E-mail:
TopoEspecialidades: Implantodontia

Implantodontia

Entidade: ABO-REGIONAL DE ARARAQUARA
Coordenador: RODRIGO DE PAULA PEREIRA- Portaria: 57/2013 – Decisão:
Início: 07/01/2013 Final: 13/12/2014
Endereço: R SERVENTUARIO A. DI NARDO, 57
-
CEP: 14802-390 – ARARAQUARA – SP
Tel: (16) 3472-3368 / Fax: SP
E-mail:
TopoEspecialidades: Implantodontia

Implantodontia

Entidade: APCD-REGIONAL DE RIBEIRAO PRETO
Coordenador: JORGE LUIZ JACOB LIPORACI JUNIOR- Portaria: 629/2012 – Decisão:
Início: 09/01/2012 Final: 09/12/2013
Endereço: AVENIDA DO CAFE, 1080
- VILA AMELIA
CEP: 14050-220 – RIBEIRAO PRETO – SP
Tel: (16) 3630-0033 / Fax: SP
E-mailapcdrp@apcdrp.org.br 
TopoEspecialidades: Implantodontia

Brasil é um dos países que mais sofrem com problemas bucais

Mais de 2,5 milhões de jovens nunca foram ao consultório odontológico

O Brasil está entre os países com maior índice de problemas bucais no mundo. Segundo dados do Ministério da Saúde, 88% da população brasileira têm cárie. O número é ainda mais preocupante entre as crianças. Cerca de 60% das crianças de cinco anos de idade têm ao menos uma cárie e a média de dentes permanentes cariados nas crianças de 12 anos é de 2,8.

Mas o país convive com uma contradição, já que é também campeão mundial em número de cirurgiões-dentistas. São mais de 210 mil profissionais, seguido pelos Estados Unidos, com média de 170 mil cirurgiões-dentistas, e a Alemanha, com cerca de 60 mil. Entretanto, de acordo com o Ministério da Saúde, mais de 2,5 milhões de jovens (13% da população) nunca fizeram uma consulta odontológica.

importancia-da-saude-bucal-mulheres

importancia-da-saude-bucal-mulheres

A saúde bucal está diretamente ligada à saúde geral em todas as idades. Portanto, é preciso ter os devidos cuidados com a boca para um organismo saudável. Manter a higiene bucal através da escovação, o uso do fio dental e creme dental com flúor, além de contar com uma alimentação saudável e balanceada, evitando o álcool e tabaco, são cuidados essenciais no combate aos problemas bucais. Essas medidas são básicas e fundamentais e devem ser acompanhadas da visita ao cirurgião-dentista periodicamente para que o tratamento da saúde bucal não seja apenas resolutivo, mas sim preventivo.
Fonte CRO-SP