Clareamento a laser, técnica simples e rápida

Muitas pessoas têm vergonha de tirar fotos, sorrir e até mesmo de conversar por causa de seus dentes. A coloração amarelada ou mesmo as manchas nos dentes causam desconforto e mal estar. Mas, com uma técnica bem simples é possível se livrar desse incômodo.

O clareamento a laser é uma boa opção para quem quer cuidar da estética dental e também manter sua saúde bucal em dia. O procedimento consiste em um processo que retira os pigmentos e manchas do esmalte e da dentina dos dentes. Para isso, é utilizado um gel especial, que é potencializado pela luz do laser.

Como o tratamento é simples, grande parte das pessoas pode fazer. Existem técnicas para crianças a partir dos 10 anos. Entretanto, para definir como o clareamento será feito, o dentista avalia cada paciente individualmente por causa do escurecimento, idade, integridade e tonalidade dos dentes. Além disso, a idade avançada e as manchas mais cinzas dificultam o processo.

Antes de iniciar o clareamento a laser, a pessoa precisa passar por uma avaliação dos tecidos bucais, considerando dentes, gengiva, língua e mucosa interna. Como cada caso é diferente do outro, não há um padrão de clareamento, mas, dentes amarelados, marrons, escurecidos por igual ou com manchas extrínsicas (por consumo de chá, café, cigarro e acúmulo de placa bacteriana) são retiradas com mais facilidade.

Nas situações em que os dentes apresentam cores azuladas, listras causadas por antibióticos ou manchas irregulares o processo é mas difícil. Entretanto, os piores casos são de dentes que possuem problemas endodonticos antigos e manchas muito escuras. Próteses e restaurações não são clareadas.

Além dessa técnica, o clareamento caseiro também uma opção para quem não quer ir ao dentista. Ele pode ser feito pelo próprio paciente com um gel especial e com auxílio de moldadeiras. Mas, para fazer o procedimento, os dentes não devem ter tártaro ou cáries.