Indicações para o enxerto gengival

Google BookmarksEmailCompartilhar/Favoritos

O enxerto gengival é utilizado para corrigir pequenos defeitos que aparecem nas gengivas dos pacientes. Ele pode ser colocado em pessoas que tem pouca gengiva e com dentes muito aparentes, ele aumenta a faixa gengival em áreas com pouca ou nenhuma gengiva inserida ou ajuda a reconstruir uma área da boca que sofreu com a retração gengival.

Para reduzir o efeito do problema, normalmente a opção mais utilizada pelos dentistas para o enxerto é retirar o material do palato (céu da boca) do próprio paciente. A retirada é feita com anestesia local e a pessoa não sente dor, somente um leve desconforto.

A grande exposição da gengiva que aparece de forma natural não tem causas definidas. Já a retração gengival acontece quando o tecido gengival deixa a raiz do dente exposta e a área fica sensível. A função do tecido saudável é formar um colar de proteção ao redor do dente. Existem dois tipos de gengiva, a inserida, que possui um tecido rosa, mais espesso, que circunda o dente e é aderido pelo tecido ósseo, e a mucosa (gengiva não inserida), um tecido fino, macio e com grande mobilidade que forma a parte interna das bochechas e dos lábios.

Para evitar as dores, o paciente utiliza a medicação (antiinflamatórios) antes e depois da cirurgia de inserção do enxerto gengival. Também é utilizado um tipo de “cimento cirúrgico”, que forma uma barreira de proteção, que é fixada no lugar em que a operação aconteceu. Ele fica colado nos dentes e na gengiva por cerca de cinco dias. A área doadora é suturada com pontos e essa proteção ajuda a manter sua estética e forma, mesmo após a remoção de um pequeno pedaço.

O principal cuidado após a cirurgia é alimentação. O paciente precisa comer da forma indicada pelo dentista com alimentos moles e frios nos primeiros dias para evitar problemas como sangramento e infecções que podem atrapalhar o efeito do medicamento e a cicatrização.

Consultoria: Clinica ImplArt – Estética dental e Implante dentário http://www.clinicaimplart.com.br


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/storage/0/e1/7f/markarian/public_html/odontocongresso/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273