O tratamento ortodôntico demanda tempo e dedicação do paciente já que todos os cuidados do dia a dia não são supervisionados de perto pelo ortodontista. Somente na consulta mensal é que o especialista pode acompanhar a evolução ou não da movimentação dos dentes.
Um dos pontos mais importantes para que o tratamento tenha sucesso é a manutenção da estrutura do aparelho, tanto o fixo como o móvel. A quebra constante, a perda e o descuido podem atrapalhar, e muito, o resultado do tratamento. Em alguns casos a interrupção para o conserto do aparelho, troca de braquetes, reposição de banda ou a perda, para móveis, podem resultar em um grande atraso no resultado final.
Para evitar esse tipo de contratempo, os dentistas indicam uma série de pequenas medidas que podem ajudar na conservação e na durabilidade do aparelho. Evitar alimentos pegajosos como chiclete, bala de goma e torrone, e duros como pé de moleque, nozes e amendoim, não usar os dentes da frente para morder, ou seja, aquela mordida em uma maçã inteira ou em sanduíche, são ações importantes para que o aparelho fixo não seja danificado.
Já para os aparelhos móveis não é indicado que o paciente beba refrigerantes ou sucos enquanto estiver com o aparelho na boca. Outras dicas são: não colocar o aparelho após as refeições antes de limpá-lo e de ter escovado os dentes, não guardá-lo em guardanapos, pois as chances de o paciente jogá-lo fora sem perceber são grandes.
Para manter um bom tratamento, que seja efetivo e apresente resultados, os cuidados de higiene diária também são importantes para que o aparelho. É muito importante que o paciente tire todas as suas dúvidas com o ortodontista e que ele explique a importância da manutenção do aparelho para o resultado desejado seja alcançado.
Consultoria: Clinica ImplArt – Estética dental e Implante dentário http://www.clinicaimplart.com.br