O que é ortopedia funcional dos maxilares

A ortopedia funcional dos maxilares, a OFM, é uma especialidade da odontologia que busca soluções para desequilíbrios ósseos, musculares, de funcionamento dos maxilares, de alinhamento dos dentes e problemas de articulação temporomandibular.

O tratamento consiste no uso de aparelhos removíveis que não deve causar dor e também não deve ter dentes extraídos. Pessoas em qualquer faixa etária podem optar por essa técnica. Os aparelhos estimulam a rede de neurônios sensoriais da boca, que levam a mensagem até o sistema nervoso central que responde com uma remodelação nas estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais.

Dessa forma, o sistema bucofacial é equilibrado com a normalização da estética da face e das funções exercidas pela boca. A OFM trata apnéia do sono, bruxismo, dentes tortos, dor na face, dores de cabeça e outros sintomas e doenças.

Já a ortodontia é especializada em tratar problemas ortodônticos e estéticos como apinhamento, diastemas, posição dos dentes, mordida cruzada e outros deste tipo. Além disso, eles se diferenciam pelos métodos de tratamento utilizados. Se na OFM a dor não acontece. O uso de aparelhos ortodônticos e a manutenção mensal sempre resultam em apertos ou em troca do fio.

Outra diferença está nos materiais, pois na ortopedia os aparelhos são removíveis, já na ortodontia o aparelho é fixo ou móvel e o contato entre ele e os dentes é constante. O dentista vai avaliar se qual o melhor tipo de tratamento para o paciente e definir qual a conduta mais indicada para chegar ao resultado desejado.