Prevenção em Odontologia: um trabalho em equipe

A prevenção é um trabalho em equipe que envolve paciente e dentistas, visando preservar a dentição natural, prevenindo o aparecimento e o progresso de doenças bucais. O processo começa em casa, com uma boa higiene oral e uma dieta balanceada e continua com visitas regulares ao dentista para realização de exames, limpeza, radiografias e aplicação de selantes e flúor para manter os dentes protegidos.‘,’Visitar regularmente o dentista é uma ação econômica, pois previne-se o aparecimento de problemas que tem soluções mais custosas, além de ser essencial para verificar o estado de tratamentos anteriores e manter sua saude bucal em dia. A prevenção é a chave para a manutenção da Beleza e a Saúde de seu sorriso.

Limpeza Profissional

A limpeza profissional será realizada pelo dentista e incluirá:·Remoção de tártaro: O tártaro se forma a partir da placa bacteriana endurecida, que permanece no dente por algum tempo e fica aderida firmemente ao dente. O tártaro se forma acima e abaixo da gengiva e somente pode ser removido com instrumentos especiais. ·Remoção de placa bacteriana: A placa bacteriana é um filme pastoso quase invisível que se forma sobre os dentes. É na verdade uma colônia de bactérias vivas em crescimento, restos de alimento e saliva. As bactérias produzem toxinas (venenos) que irritam e inflamam as gengivas. Esta inflamação causa o início da doença periodontal.

Porque é importante realizar visitas regulares ao dentista ?

Deve-se consultar o dentista pelo menos 2 vezes ao ano para efetuar um check-up dentário de rotina. A prevenção é a melhor maneira de assegurar a saúde dos seus dentes e gengivas. Como parte do exame de rotina oral, o dentista também realizará uma limpeza e exames de forma a prevenir o aparecimento de cáries, doença periodontal e outros problemas de saúde com manifestações na cavidade bucal, tais como:·Revisão de sua história médica ·Radiografias ·Exame de câncer bucal ·Exame de doença periodontal ·Exame de cárie dentária ·Exame em restaurações pré-existentes ·Exame da articulação mandibular e da mordida ·Revisão de sua higiene bucal e recomendações ·Revisão de seus hábitos alimentares

Como você pode ver, um bom exame bucal, envolve mais do que somente verificar o aparecimento de cáries. Nós estamos comprometidos em propiciar a você o melhor atendimento possível, e para tanto, é necessário que você realize check-ups e limpeza dentária regularmente.