Brasil Sorridente 2011 – programa do governo federal

Google BookmarksEmailCompartilhar/Favoritos

‘Na última década, o Brasil avançou muito na prevenção e no controle da cárie   em crianças. Contudo, a situação de adolescentes, adultos e idosos está entre as piores do mundo. E mesmo entre as crianças, problemas gengivais e dificuldades para conseguir atendimento odontológico persistem. Para mudar esse quadro, o governo federal criou a política Brasil sorridente, que reúne uma série de ações em saúde bucal, voltadas para cidadãos de todas as idades.

Pela primeira vez o Governo Federal criou uma política de saúde bucal para a população. Isso se deve ao comprometimento do governo com a redução das desigualdades e com a construção de uma política de inclusão social.

Até o lançamento do Brasil Sorridente em 17 de março de 2004, apenas 3,3% dos atendimentos odontológicos feito no SUS correspondiam a tratamentos especializados. A quase totalidade era de procedimentos mais simples, como extração dentária, restauração, pequenas cirurgias, aplicação de flúor.

Nesse sentido, a Política Brasil Sorridente propõe garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, entendendo que esta é fundamental para a saúde geral e a qualidade de vida da população. Ela está articulada a outras políticas de saúde e demais políticas públicas, de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

No âmbito da assistência, as diretrizes da Política Brasil Sorridente apontam, fundamentalmente, para a ampliação e qualificação da atenção básica, possibilitando o acesso a todas as faixas etárias e a oferta de mais serviços, assegurando atendimentos nos níveis secundário e terciário de modo a buscar a integralidade da atenção, além da equidade e a universalização do acesso às ações e serviços públicos de saúde bucal.

A Política Nacional de Saúde Bucal apresenta, como principais linhas de ação, a viabilização da adição de flúor a estações de tratamento de águas de abastecimento público, a reorganização da Atenção Básica (especialmente por meio da Estratégia Saúde da Família) e da Atenção Especializada (através, principalmente, da implantação de Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias).

30 ideias sobre “Brasil Sorridente 2011 – programa do governo federal

  1. sergio castanho

    ola, estou tentando e procurando uma unidade de atendimento do brasil sorridente em piracicaba-sp para a minha filha nao acho, tem como alguem me ajuda, ja que vi uma entrevista do ex. presidente lula sobre o asunto dizendo que qualquer cidadao pode ter acesso ao programa aguardo uma resposta.
    desde ja agradeco.

    Responder
    1. Eunice Cortes

      Todo cidadão realmente tem direito de ser atendido nesse programa, e no meu estado Mato Grosso esse atendimento é feito na atenção básica, que seria o seu PSF de residencia.

      Responder
  2. antonio ribeiro

    Preciso saber onde na cidade do Rio de Janeiro posso ser atendido pelo programa do Brasil Sorridente

    Responder
  3. regiane barbosa

    pra conseguir atendimento temos que fazer um cadastro para uma fila de espera com prazo de 2a3 meses para ser chamado para fazer tratamento. e um absurdo.

    Responder
  4. josiele pereira amaral

    como saber se o meu municipio irá receber os kits preventivos (escova e creme dental) do brasil sorridente?

    Responder
  5. HERMINIO RODRIGUES DA SILVA

    gostaria de saber se o meu municipio irá receber kits preventivos (creme dental e escovas) do brasil sorridente
    ficaremos gratos!

    Responder
  6. HERMINIO RODRIGUES DA SILVA

    gostaria de saber se o meu municipio irá receber preventivos
    kits (creme dental e escovas).ouricuri-pe.

    Responder
  7. HERMINIO RODRIGUES DA SILVA

    gostaria de saber se meu municipio ouricuri-pe irá receber os kits preventivos
    (creme dental e escovas) do brasil sorridente.
    ficamos gratos.

    Responder
  8. MARIA CRISTINA DE MATOS MORAES

    Olá1 Sou dentista, trabalho na Prefeitura Municipal de Araras, SP. Em 2009 recebemos os kits Brasil Sorridente. Gostaria de saber o que é necessário fazer para voltarmos a receber.
    Obrigada.

    Responder
  9. marly dias meirelles

    Gostaria de saber a carga horária para trabalhar no ceo com pacientes especiais.É a prefeitura que estipula a carga horária ou o governo federal?Tem que ser por concurso público?

    Responder
  10. Kelle cristina da Motta Marinho

    Moro em São Gonçalo no Rio de Janeiro, e gostaria de saber como faço para me inscrever nesse programa?
    Preciso de tratamento com urgência!!!
    Desde já , Obrigada!!!

    Responder
  11. erineia

    gostaria de saber como participar deste progeto do governo do brasil sorridente, sou funcionaria do psf da cidade de alto caparao e faço escovação nas escolas na prevenção de cáries nas crianças e queria obter os kits gratis para distribuir para as escolas municipais.

    Responder
  12. Moises Felisberto da Silva

    Senhores. Após 09 [nove] meses consegui finalmente ser atendido. Sou considerado paciente especial e esperava com grande ansiedade poder restabelecer minha condição de tratamento e uma prótese – já perdi alguns dentes. Estou sendo muito bem atendido pois os profissionais são de alto nível. Mas me pergunto: porque não oferecem todos os serviços, já que Governo Federal alardeia altíssimos investimento e repasses de verba, inclusive oferecimento de Próteses e afins ? No meu caso terei que após esse tempo todo, -já que sou aposentado com baixa renda, realizar emprestimos e tentar uma “perereca” com algum profissional particular. Obs. O CEO a que me refiro é o da Prefeitura de Mesquita/RJ

    Responder
  13. Luis carvalho

    Estou necessitando de tratamento dentário, tenho um encaminhamento e gostaria de saber onde me dirigir, aqui na cidade do Rio de Janeiro,para participar do programa brasil sorridente, esse programa, deveria ser melhor divulgado.aguardo sua resposta por favor me ajude.

    Responder
  14. Monica Miranda

    gostaria de saber como participar deste projeto do governo,brasil sorridente, e onde fazre a inscriçao no Rio de Janeiro.

    Responder
  15. Elenailde-Bahia

    Boa tarde. Fui atendida pelo Programa do governo federal – Brasil sorridente, e achei fantástico. Por isso gostaria de saber como devo proceder para conseguir um desse para minha cidade. Quero muito conseguir, por entender que é um excelente projeto e pela região ainda não dispõe de um serviço desse. Obrigada. Conto com sua ajuda….

    Responder
  16. marli

    ola?
    estou com uma guia para tratamento dentario enviada pelo posto de saude
    gostaria de saber o endereço do brasil sorridentes em itaquaquecetua ou o mais proximo
    obrigada
    marli

    Responder
  17. Cláudia Lúcia

    Gostaria de saber se em Duque de Caxias tem alguma unidade de atendimento do Brasil sorridente, pois, tenho dois filhos menores e preciso cuidar de seus dentes, ou , alguma que seja próximo a Duque de Caxias.
    Agradeço desde já a atenção.
    Cláudia Lúcia

    Responder
  18. Claudio Caetano Santos

    Ola?
    estou com uma guia para tratamento dentario enviada pelo posto de saude
    gostaria de saber o endereço do brasil sorridentes em Porto Seguro pois aqui moro minha filha esta com problema de oclusão em (1) um dente e isso esta atrapalhando sua dicção,sem falar nos problemas emocionais que podem causar não sei sou trabalhador assalariado e não posso pagar um médico particular peço por favor que me ajuidem.obrgado.
    Claudio Caetano Santos

    Responder
  19. Altamir Guimarães

    como faço para escrever meu laboratório de prótese dentária no programa brasil sorridente?

    Responder
  20. josé aristides santos serra

    trabalho para administração municipal de São Sebastião da Boa Vista no Pará,onde exerço minha profissão de Dentista,como o indice de cárie é altissimo,preciso fazer meu cadastro no programado Governo Federal Brasil Sorridente para adquirir o kit de pasta e escova e fio dental,me ajudem a ajudar meu municipio.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>