Dentes podem ser feitos a partir de urina

Google BookmarksEmailCompartilhar/Favoritos

Urina pode ser usada como fonte de células estaminais que podem tornar-se em pequenas estruturas parecidas com dentes

 

Os cientistas descobriram uma forma de regenerar dentes através da urina. Embora essa realidade possa ainda estar longe. Uma equipa de chineses, no Instituto de Biomedicina e Saúde de Guangzhou, usou urina como ponto de partida para a investigação e o resultado não é ficção.

Os resultados, publicados no site especializados em ciência «Cell Regeneration», mostraram que a urina pode ser usada como fonte de células estaminais que podem tornar-se em pequenas estruturas parecidas com dentes.

O estudo surge numa altura em que são várias as equipas em todo o mudo que trabalham em métodos de criação de dentes para repor os que se perdem com a idade ou a má higiene dentária, refere a BBC.

Nos testes, os cientistas misturaram células estaminais com outros materiais provenientes de ratos de laboratório e implantaram a solução nos roedores.

Quanto às conclusões, os cientistas afirmam que depois de três semanas começou a desenvolver-se um dente. «A estrutura continha polpa dentária, dentina e esmalte». Contudo, a dureza não era tão forte como a dos dentes naturais.

Esta pesquisa ainda não pode levar a novas opções para os dentistas, mas os investigadores prometem novos estudos.

 

Fonte: http://www.tvi24.iol.pt


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/storage/0/e1/7f/markarian/public_html/odontocongresso/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273